A
Psicopedagogia não é pseudociência, pois o significado de Pseudociência (s.f.
Saber organizado que carece do rigor de uma ciência). Definição de
Pseudociência - Classe gramatical de pseudociência: Substantivo feminino.
Separação das sílabas de pseudociência: pseu-do-ci-ên-cia. Exemplos de situações em que se incorpora
conceitos de pseudociência na visão da “Imprensa leiga”:
“No
seriado, MacGyver era membro da misteriosa fundação Fênix e se recusava a usar
armas de fogo por causa de um trauma de infância. A cada episódio o herói usava
um canivete e improvisava soluções com objetos impróprios, usando muita
criatividade e pseudociência. Nos Estados Unidos a pratica acabou conhecida
como "MacGyverismo". Folha de São Paulo, 23/01/2010”(...)
“Um
dos temas recorrentes desta coluna, que mantenho há 13 anos, tem sido a
distinção entre ciência e pseudociência. Já perdi as contas de quantas vezes
falei mal de homeopatia, design inteligente, ufologia, psicanálise e outras
formas de religião travestidas de tecidos sapientes. Folha de São Paulo,
12/04/2012”
A
Psicopedagogia é Protociência. Ciência em estágio primário
de evolução, que tem como conteúdo especulações ou hipóteses ainda não testadas
adequadamente, mas que busca o reconhecimento da comunidade científica. Na filosofia da ciência, a terminação protociência se usa
para descrever uma nova área de esforço científico em processo de consolidação.
Às vezes, alguns cientístas se referem estes esforços como ciências
patologicas. Protociência é uma terminologia às vezes usado para descrever uma
hipótese que ainda não foi comprovada adequadamente pelo método científico.
Campos
de Influência.
A partir de dois campos dos
saberes práticos e teóricos se constrói às bases metodológicas da
Psicopedagogia, são essas: a pedagogia e a psicologia. O
objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador
em intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o conhecimento", de
forma sedutora, significativa e em comunhão com a realidade social, o perfil e
a história de vida do educando, o conhecimento e a informação e a dimensão
cognitiva do educando ao perceber, aprender, apreender e se apropriar de forma
crítico-reflexivo do conhecimento e das informações transmitidas pela percepção
pessoal de observador ou de sujeito da intervenção formativo-educativa da qual
foi sujeito, a sua acomodação junto aos conhecimentos anteriormente existentes
e sua capacidade de aplicá-los à realidade social vivido-compartilhada enquanto
ser social e cidadão. Logo, o sujeito da Pedagogia é o ser humano enquanto
educando. O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo
intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque
próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo
cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática
para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma
da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins
últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições
existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser
lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem
seu enfoque principal no seu olhar epistêmico, embora a ação não-escolar venha
ganhando, contemporaneamente, espaço significativo na ação e atuação do
pedagogo. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que
atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada.
Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os
indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e
culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da
mediação cultural (ensino) que se torna o patrimônio da humanidade e a
realização nos sujeitos da humanização plena e o processo pelo qual a
apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem). No plano das idéias, o grego
Platão (427-347 a.C.)
foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema
educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma
dimensão ética e política. Para ele, o objeto da educação era a formação do
homem moral, vivendo em um Estado justo. Nesse terreno fértil das experiências humanas se inclui como suportes de
intepretação do “ser” a Psicanálise, Llingüística, Semiótica, Neuropsicológica, Psicofisiologia, Filosofia
humanista-existencial, bases da Medicina, etc. A psicopedagogia está
intimamente ligada à psicologia
educacional, da qual uma parte aplicada à prática no entendimento da
*Dra. Nadia Aparecida Bossa em entrevista a Psicopedagogia online (Acessado em
7 de outubro de 2012).
Diferenciações.
Psicopedagogia embora vinculadas indiretamente
algumas escolas dos terrenos comentados no parágrafo anterior(Pedagogia, Psicologia, Psicanálise, Llingüística,
Semiótica,
Neuropsicológica, Psicofisiologia,etc)ela se diferencia da pedagogia e
da psicologia escolar. A palavra Pedagogia tem origem
na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé
(condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como
correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é
um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão
do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber
específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a
indissociabilidade entre a prática educativa e
a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este
caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma
função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo.
Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de
estudos possui uma identidade e uma problemática própria. A história levou
séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos
apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas
históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na
Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é
preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os
meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de
um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração
consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
Atualmente, denomina-se pedagogo o
profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação
e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que
cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de
uma Licenciatura,
cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao
pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino
fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão
escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional,
sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as
disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à
área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar
assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas
disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas
filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas. A psicologia escolar é uma
subdisciplina ou especialização da psicologia educacional, sob alguns aspectos
materiais e teóricos, que podemos comentar: 1 - quanto à atuação - a psicologia escolar é uma área
propriamente psicológica enquanto a psicopedagogia é uma área plenamente
interdisciplinar, tanto psicológica como pedagógica; 2 - quanto à formação - a
psicologia escolar é uma especialização na área de psicologia, enquanto a
psicopedagogia é aberta a profissionais de diferentes áreas; 3 - Quanto à
origem - a psicologia escolar surgiu para compreender as causas do fracasso de
certas crianças no sistema escolar enquanto a
psicopedagogia surgiu para o tratamento de determinadas dificuldades de aprendizagem
específicas.
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